domingo, 7 de outubro de 2012

O Roubo do Milênio




Nunca antes na história, Blatter se deparou com tamanha carne assada....
























A sanha do governo federal contra o bem-estar dos trabalhadores brasileiros não tem limites. Mas tem preço. E que preço. 80 bilhões de reais. Este é o custo da Copa do Mundo de 2014.



Essa Copa, a Copa da FIFA no Brasil, será a mais cara de toda a história. Mais cara que todas as 3 anteriores (África do Sul, Alemanha, Japão e Coréia). Um evento de 1 mês consumirá um volume de recursos que será muito maior do que o que foi solicitado ao governo para alavancar a educação e a saúde desse país de meu Deus.



Mas não se trata apenas dos 80 bilhões (como se isso já não fosse um escândalo...). Tal empreendimento tem custado vidas. Vários operários já morreram. Muitos estão sendo escorchados, obrigados a trabalhar sob condições aviltantes. Precárias. Insalubres. Perigosas. Tendo que comer marmita estragada. Os operários de Brasília já chegaram a cruzar os braços em protesto. Os do Maracanã também. Trabalhando dia e noite para entregar o estádio limpinho e formoso nas mãos de Eike Batista, tais operários ameaçaram abandonar o canteiro de obras.



Diante disso, desse festival de descalabros contra os direitos mais básicos do trabalhador, o que fez o comunista Aldo Rebelo, ministro dos Esportes? Como sempre, fez o de costume: nada. Nada em favor dos trabalhadores. Tudo e mais um ($1) pouco para os representantes das burguesias nacional e internacional. O Aldo do Código Florestal, do qual era o relator e entregava a Amazônia para grileiros e agrobusiness não mudou nada. E esse é o seu compromisso: mudar, nunca. Nunca nunquinha. Se Tim Maia reclamava que nesse país o pobre é de direita, imagine se tivesse conhecido o Aldo. Teria que acrescentar ao seu precioso adágio: aqui não só o pobre é de direita, mas comunista rico também o é. Assim é o nosso PC do B. Enjoy!



E tanto dinheiro gasto para empreendimentos cujos principais beneficiários serão da iniciativa privada. A lista de galardoados pelo governo da presidenta já era extensa: usineiros, empreiteiros, donos de faculdades privadas, empresários do setor logístico. Até órgãos do “PIG”. Só a Globo recebeu 70 milhões em verbas publicitárias. Já os professores....esses não, eles queriam – segundo a mãe dos brasileiros – quebrar o país...



Nem na época da Ditadura a farra da iniciativa privada foi tão grande assim. Nunca foi tão fácil como agora um presidente decidir onde, quando e pra quem construir um gigantesco estádio. Mas com um agravante. Os governos militares também construíram inúmeros estádios.  A maioria elefantes brancos, como os de Manaus e Campo Grande. Mas todos eles foram parar nas mãos dos estados ou municípios. Ou seja, para as mãos do poder público.




Já os presidentes da Junta Petista fizeram muito pior. Com a cara mais limpa promoveram um baita programa de transferência de renda: do bolso do pobre para as contas correntes da elite econômica. Com um estalar de dedos resolveram fazer a farra das empreiteiras e, de quebra, entregar estádios alimentados com o suor e sangue de operários, e dinheiro do povo trabalhador, nas mãos manchadas de entidades privadas.

Lula fez isso com o Itaquerão. Um mimo de bilhões para o Corinthians. Dilma assim que assumiu acionou a Odebrecht para dar um Beira-Rio repaginado e de bandeja ao clube mais popular do estado onde fez carreira: o colorado dos pampas. E o Maracanã? Eike não vê a hora de pôr as mãos.

O povo está sendo devassado por essa Copa. Direitos constitucionais estão sendo atropelados. A FIFA pinta e borda. O governo se comporta como um cachorrinho. Já levou um chute na bunda do Jerome Valcke. Só faltou o ministro comunista cantar: só um chutinho não dói.



Essa Copa é uma indignidade. Por que ninguém fala nada? Essa Copa é uma desmoralização dos poderes públicos e constituídos. E por que ninguém se levanta? Romário diz que essa Copa é um roubo. Será que o baixinho está dizendo a verdade? O Comitê Popular da Copa diz que ela representa um passo no rumo da privatização de nosso futebol. Será isso um exagero? Os homens que trouxeram a Copa para o Brasil, Ricardo Teixeira e João Havelange, foram acusados pela Justiça da Suiça de receberem propina. Temos motivos para acreditar nos suíços?

Essa Copa não tem transparência, ignora os anseios populares, ofende a mais reles noção de Res-Pública. O que mais falta ocorrer para que se peça a abertura de uma CPI?

E por que a grande imprensa se cala? Por que ela se omite? Por que ela consente com tantos escândalos? Por que tanta cumplicidade? Por que tanto oba-oba? Por que tanto desprezo pelo bem comum? A quem ela acha que está enganando?

O que ela está ganhando com isso?





Leonardo Santos é historiador, professor, fã de Van Halen e Boca Livre (o grupo vocal...). Ou seja, gosta do que quase ninguém gosta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário